Nome:
Alessandra
de Souza
Profissão: Magistério e pedagogia e esta cursando
Pós em educação especial e inclusiva.
Instituição:
Emeb Professor Paulo Freire
1. Qual foi a sua maior
dificuldade em trabalhar com criança de inclusão.
Em meu primeiro
trabalho tive que buscar mais
conhecimento para saber lidar com aquela situação, porque percebi que as
crianças estavam arisca com o novo amigo especial,então fui em busca de
trabalhar as diferenças mostrando que todos somos diferente.
2. A inclusão é um direito
garantido pela lei. Sendo assim, quais
são os princípios que uma escola deve ter para ser considerada inclusiva?
O que acontece se um diretor negar a matrícula para uma criança com
deficiência?
Os critérios de inclusão são determinados por
leis específicas que, como bem sabemos, dependem do investimento humano para se
materializarem em realidades consolidadas. Assim, diretores por vezes se negam
a receber matrículas de alunos com deficiência, enquanto outros estabelecem
condições para receberem esses alunos, como mais recursos para obras e reparos
na escola.
3. Como fazer com que pais de crianças com necessidades
educativas especiais aceitem que a
criança tem dificuldades e necessita de ajuda?
O diálogo compreensivo é um procedimento metodológico
que podemos lançar mão para que pais aceitem as dificuldades e necessidades de
seus filhos com necessidades educacionais especiais. A compreensão pressupõe
uma apreensão recíproca da realidade em que estamos envolvidos. Uma apreensão
feita com o outro, aquele que é diferente de mim, que pensa diferente. Para
essa compreensão, podemos nos valer de estratégias de ação ou recursos contidos
no meio em que vivemos. Promover encontros com pais de crianças em situações
semelhantes, que já superaram a fase da negação ou do luto é uma das
estratégias, pois, ao mesmo tempo em que possibilitam aos pais identificarem
pontos comuns em sua identidade, revelam também os estágios diferenciados em
que se encontram
Sim. O PPP deve contemplar o atendimento à diversidade e o aparato que a
equipe terá para atender e ensinar a todos. Já o currículo deve prever a
flexibilização das atividades (com mais recursos visuais, sonoros e táteis)
para contemplar as diversas necessidades.
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